Como nascer do espírito e da água?

Como nascer do espírito e da água? De acordo com João 3: 5, Jesus fez essas famosas observações a Nicodemos enquanto falava com ele. Teremos que esperar para ver o que o instrutor tem a dizer. Com o tempo, outras interpretações foram desenvolvidas, embora a Bíblia não esclareça expressamente o que Cristo quis dizer. Podemos ver esta passagem como implicando que “nascer da água”, que se refere ao nascimento natural, é sinônimo de “nascer do Espírito Santo”. Quando recentemente ouvi uma apresentação de alguém sobre a mulher samaritana, comecei a me perguntar se havia uma ligação entre a água de que Jesus falou com ela e a água de que Nicodemos falou. Jesus disse à mulher samaritana: “Se você conhecesse o dom de Deus, você lhe pediria, e ele lhe pediria que lhe desse água viva” (João 4:10), quando ela se perguntou por que ele precisa de água. De acordo com Jesus, qualquer um que beber desta água ficará com sede novamente; mas o que beber da água que eu lhe dou nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu te dou será uma fonte naquele que se eleva para a vida eterna. “”

 

hydor é a palavra grega para “água”, que se refere à água que se origina de qualquer um dos reservatórios da terra; e zao é a palavra grega para “vivo”, que se refere tanto à vida temporal quanto à vida eterna. Podemos entender melhor o que Jesus estava dizendo a Nicodemos e à senhora samaritana olhando outras escrituras que utilizam as mesmas palavras. Apocalipse 7:17 afirma: “Pois o Cordeiro que está assentado no trono os alimentará e abrirá o caminho para os que têm sede (hydor) até a água (hydor) da vida (zoe). Como resultado, ele me mostrou o rio da vida (hydor) fluindo do trono de Deus e do Cordeiro “, diz Apocalipse 22: 1.

 

Um símbolo de emancipação conhecido do povo judeu era a gota d’água. Pois “Deus é minha salvação”, declara Isaías 12: 2-3. O Senhor é minha força e minha canção; ele se tornou minha salvação. Não terei medo. “” Podereis saborear o néctar da redenção com alegria. “” Por causa de duas transgressões , o meu povo fez de mim nascente de águas vivas: cavaram cisternas, cisternas que não conter as águas “, afirma Jeremias 2:13.

 

Ser uma criança nascida do Espírito é um conceito simples de entender. Para parafrasear Jesus em João 16: 7, “Ele (o anticristo) vem para convencer o mundo do pecado porque eles não crêem em mim. Este Espírito é aquele que nos convence dos nossos pecados e nos obriga a confessar Jesus como Senhor e Salvador: Assim que ele chegar, ele exporá o mundo ao pecado, à justa indignação e à ira divina (João 16: 8-9). A mulher samaritana era uma anti-semita, enquanto Nicodemos era um fariseu e estudante da Bíblia (…) Uma coisa que eles tinham em comum era que nenhum deles reconhecia Jesus como o Messias. Quando você olha como Jesus trata cada pessoa, é interessante.

 

Nicodemos a pressionou para que avaliasse sua compreensão, mas em vez disso perguntou o que ela entendia e foi mais direto ao questionamento. ‘Você ama o que não entende, mas nós amamos o que nós entendemos, porque os judeus são a fonte da salvação’ (João 4:22). Nas linhas 25 e 26, a mulher disse a ele: “Eu sei … que o Messias, chamado Cristo, vai chegar; quando ele vier, ele vai nos explicar todas as coisas.” Jesus disse: “Eu sou aquele que falo com você”, e ele quis dizer isso. Em vez de fugir, a senhora foi até a cidade para trazer outros para onde Jesus estava, pensando que ele era o Messias.

 

De forma diferente, Nicodemos foi abordado. Que tudo o que Jesus o havia aconselhado anteriormente a fazer, ele continuou a fazer. Porque ninguém pode realizar esses milagres a menos que Deus esteja com eles, sabemos que você é um Mestre de Deus, respondeu Nicodemos. O Evangelho de João (3.2), Jesus diz a Nicodemos no versículo 5: “Em verdade, em verdade vos digo que ninguém nasce da água, e o Espírito não pode entrar no reino de Deus” quando ele se recusa a aceitar que ele deve nascer de novo. De acordo com o versículo 10, quando Nicodemos indaga sobre sua confusão, ele responde: “Você é um mestre israelita e não compreende isso?” Quando a narrativa termina, não sabemos o que aconteceu com ele, dando a impressão de que sua reação foi mais lenta do que a do samaritano.

 

De acordo com João 19, Nicodemos trouxe 100 libras de uma mistura de aloe e mirra para a crucificação de Jesus. O preço de enterrar um monarca! Foi Deus, o Onisciente, que sabia exatamente o que cada um de nós precisava, e ele sabe disso hoje. O que funciona para você pode não funcionar para outras pessoas. Porque não há nada novo sob o sol, isso não é nada novo para nós (Eclesiastes 1.9).

 

Na verdade, temos mais informações do que os dois. Em nossas mentes, sabemos que a água pode nos limpar, mas também sabemos que todos pecamos e devemos nos voltar para Deus em busca de perdão. Com um coração sincero e plena confiança em nossa fé, vamos nos aproximar com uma consciência limpa e um corpo limpo “, diz Hebreus 10:22. Jesus Cristo, a verdadeira Palavra, nos deixou o Espírito Santo para nos guiar, e ele deixou a Sua coração na Sua Palavra, que é esta água. Efésios 5:26 declara o sacrifício de Jesus pela igreja, “para que a santifique, lavando-a com a lavagem das águas com a palavra”. Após o pagamento de cada uma de nossas erros, ele acrescentou, “… tudo está acabado. Eu, o Alfa e o Omega, sou o começo e o fim. “Eu preciso de algo para beber,

 

Podemos localizar Deus traçando um fio que remonta a Gênesis e nunca pára. Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Somente por um estudo sério pode-se aprender toda a sua mensagem. Ele pode inflamar nosso amor por Ele ajudando-nos a estudar, investigar, aplicar e compartilhar com outras pessoas, meu objetivo é.

Como nascer do espírito e da água? Comente este artigo!

TRABALHO DE CATHERINE SCHERALDI

Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais