Devemos sempre conceder o perdão as pessoas que nos magoam?

É difícil perdoar. Por ser contra a natureza humana, é uma das coisas mais difíceis que podemos fazer. É natural querer que alguém que o injustiçou receba o que merece. Entretanto, o que devemos fazer é mostrar misericórdia. Misericórdia é escolher e decidir não dar a alguém o que ela merece. Tiago 2:13 afirma: “Não haverá misericórdia para aqueles que não mostraram misericórdia aos outros.” Mas se você foi misericordioso, Deus será misericordioso quando se trata de julgá-lo. Se você chegar na hora certa, Deus fará justiça.

 

O que exatamente é o perdão? É a decisão de liberar alguém da obrigação em que incorreram como resultado de suas irregularidades, isso é o chamado perdão. A expiação de Deus é a expiação de nossos pecados por meio da morte de seu filho, Jesus Cristo. Jesus morreu na cruz para nos libertar de nossas obrigações e pagar o preço por nossos pecados. E também por conta disto, você deve perdoar aqueles que o injustiçaram.

 

Em Mateus 18: 21-22 é dito que: Então Pedro aproximou-se dele e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar alguém que peca contra mim? Sete vezes?” “Não, não sete vezes”, disse-lhe Jesus, “mas setenta vezes sete!” Isso é para alguém que tem remorso e pede perdão.

 

Perdoar não permite a pessoa que você perdoou continuar a prejudicá-lo. Muitas vezes, a pessoa que lhe causou dano não o reconhece. E eles podem desejar infligir mais danos. Eles nem sempre percebem o quanto são prejudiciais. Mas você entende isso, e por isso você deve perdoar e entregá-lo a Deus e seguir em frente. Isso não significa que você deva agir como se nada tivesse acontecido. Você não é obrigado a ficar perto da pessoa que o está prejudicando. Mas você dá a si mesmo a liberdade de não estar mais se prendendo nesse círculo de rancor.

 

Por que lidar com o perdão é tão difícil? Você pode ter vários motivos para acreditar que não pode perdoar alguém, como:

 

O pecado foi grande demais. Não há nada grande demais para perdoar.

 

O tempo vai curar isso por si só. Também não é verdade, o tempo vai fazer com que apodreça e piore.

 

Vou conceder o perdão quando eles mostrarem que estão arrependidos. Encare a verdade que na maioria das vezes, isso não vai acontecer.

 

Se não consigo esquecer, não posso perdoar. O que quer que tenha ocorrido, está no passado e você precisa perdoar, esquecer, pois se não será o mais afetado, ao remoer tamanha dor.

 

Eu irei perdoar, e eles farão novamente. Sim, isso é possível, mas então você os perdoa novamente se eles pedirem perdão.

 

Esses motivos estão incorretos; e eles são os motivos de seu sofrimento; eles não causam sofrimento àquele que o injustiçou. Apegar-se ao seu ódio ou ressentimento irá corroê-lo e afetar a sua vida, e apenas você será prejudicada novamente.

 

Por que nós dói tanto não conceder o perdão? Parte de seguir a Cristo é abrir mão dos outros para que possamos ser perdoados de nossos pecados. Em Mateus 6: 14,15 é dito que: “Se você perdoar aqueles que estão contra você, seu Pai celestial fará o mesmo por ti. Mas se você se recusar a perdoar os outros, seu Pai não perdoará os teus erros.” A ausência do perdão envolve todos em seu caminho e as consequências de não perdoar são longas. Ser incapaz de perdoar é uma das causas mais comuns de ansiedade e uma coisa negativa contínua em sua mente. Causa raiva, que te segue e lhe faz mal.

 

Em Colossenses 3:13 diz que: Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo os perdoou, perdoem uns aos outros também. Esses versículos discutem quando as pessoas pedem perdão e remorso, mesmo que o façam indefinidamente. Porque Deus, mesmo assim, continuará a nos perdoar quando errarmos,  se continuarmos a pedir com sinceridade.

 

O perdão não é algo que acontece com rapidez ou facilidade; é um processo de cura por meio do uso do luto e, em seguida, continuando em frente com a vida. Perdoar é algo que você não pode realizar sozinho; você precisará da ajuda de Deus para concluir o processo. Durante o processo do perdão você não deve discutir o assunto com ninguém. Não discuta isso com outras pessoas. Isso não é algo que você deve trazer. Não diga a si mesmo que você tem o direito de estar com raiva.

 

É afirmado em efésios 4:31,32, que deve-se: Livrem-se de toda amargura, raiva, ira, palavras duras e calúnia e bem como de toda maldade. Em vez disso, sejam bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-se uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, os perdoou. Se você está sentindo raiva, amargura ou raiva, peça ajuda a Deus para terminar o processo e deixá-lo ir. Apegar-se às emoções negativas não ajudará você a ter paz e a ir.

Temos que perdoar tudo o tempo todo? Para sermos capazes de superar os sentimentos que estão nos corroendo, devemos abrir mão de tudo em nossas mentes. No entanto, nem sempre temos que conceder o perdão. Somente quando uma pessoa se arrepende de seus pecados, Deus perdoa. Não existe um padrão mais elevado que Deus nos impõe do que aquele que ele mesmo perdoa? Devemos perdoar uma pessoa em nossas mentes e deixá-la ir para que suas vidas não sejam afetadas. Mas não temos que dá-lo ao menos que mostre remorso verdadeiro e o peça, reconhecendo seu próprio mal. Se eles expressarem arrependimento e pedirem perdão, devemos perdoá-los assim como Deus nos perdoa por nossos pecados.

Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais