Estado Islâmico intensifica campanha contra cristãos


Grupo jihadista Estado Islâmico mata cristãos
Grupo jihadista Estado Islâmico mata cristãos

Nos últimos dois meses, a organização jihadista islâmica transnacional conhecida como Estado Islâmico (EI) divulgou três vídeos de propaganda em idiomas não árabes.

Em 14 de junho, a Província da África Ocidental do IS na Nigéria divulgou um vídeo em Hausa, o maior grupo étnico/linguístico da África Ocidental e Central.

Em 1º de julho, o EI no Iraque divulgou um vídeo em curdo, que é falado no Curdistão iraquiano, norte e leste da Síria e grande parte do leste da Turquia.

Em 30 de julho, o EI na Somália divulgou um vídeo de 25 minutos em amárico, a língua oficial da Etiópia. O vídeo em amárico pede especificamente a jihad contra os cristãos e o governo da Etiópia.

Então, em 3 de agosto, o EI na província de Khorasan (grande Afeganistão) divulgou uma fatwa (ordem legal) pedindo ataques a locais de culto cristãos, judeus, hindus e xiitas.

Etiópia

O vídeo amárico foi divulgado apenas uma semana depois que as forças do Estado Islâmico da Somália foram derrotadas na região da Somália oriental da Etiópia.

O vídeo – intitulado “No Caminho dos Conquistadores” – inclui legendas em árabe e é narrado por um jihadista chamado Abu ‘Isa Al-Ethiopi. Ele foi analisado pelo Jihad and Terrorist Threat Monitor (JTTM) do MEMRI. Abu ‘Isa começa com uma narração sobre a longa luta de 1.400 anos entre muçulmanos e ‘cristãos incrédulos’ no Chifre da África.

A principal conclusão é a afirmação de Abu ‘Isa de que os cristãos abissínios não apenas rejeitam e resistem ao Islã, mas sempre odiaram, perseguiram e conspiraram contra os muçulmanos.

Ele culpa os muçulmanos ‘hipócritas’ (ou seja, os muçulmanos que negligenciam a jihad) pelo declínio do Islã na Etiópia, dizendo que foi somente depois que os muçulmanos abandonaram a jihad no século 17 que os cristãos foram capazes de recuperar a ascendência. Ele lamenta que hoje os cristãos governem a Etiópia e tenham ‘causado as pessoas a deixarem a religião de Alá em massa’.

Ele ridiculariza o parlamento da Etiópia como um ‘parlamento do politeísmo’ e condena os clérigos muçulmanos que apoiam o governo como ‘clérigos apóstatas’. Ele então exorta os muçulmanos etíopes a rejeitar a humilhação, se mudar para o território do Estado Islâmico e ‘lutar por sua religião’.

Ele diz aos muçulmanos que se a hijrah – migração e assentamento permanente – não for possível, então ‘faça guerra contra os incrédulos onde quer que você esteja’. Um jihadista em formação estende ainda mais esse convite a todos os ‘muçulmanos da África Oriental’.

Na Nigéria

De acordo com ‘The New Arab’ (18 de junho) , o vídeo de propaganda em língua hausa do ISWAP (com legendas em árabe) convida os muçulmanos a fazer ‘hijrah’ em território controlado pelo EI, onde o EI promete ‘protegê-los’ e defendê-los.

O ISWAP é agora o grupo terrorista/jihadista islâmico mais forte da Nigéria. A capital federal, Abuja, está em alerta máximo, especialmente após a fuga da prisão em 6 de julho . Em 8 de agosto, o EI divulgou um pôster em versões em inglês e árabe intitulado ‘Harvest of African Christians’ com 13 igrejas queimadas, centenas de casas queimadas e 190 cristãos mortos em junho-julho de 2022 em meio a campanhas de limpeza etno-religiosa na República Democrática do Congo, Moçambique , Nigéria e Camarões.

Enquanto isso, o EI no Iraque e na Síria está pronto para explorar qualquer brecha na já frágil situação de segurança. Está claramente procurando dividir os curdos e recrutar curdos islâmicos em suas fileiras, o que seria catastrófico para os cristãos no norte do Iraque e no leste da Síria .

No Irã, Afeganistão e Ásia Central (província de Khorasan)

Em 3 de agosto, o Jihad and Terrorist Threat Monitor (JTTM) do MEMRI publicou a manchete: ‘Fatwa da Província de Khorasan do Estado Islâmico (ISIS-K) ordena ataques a locais de culto de cristãos, judeus, hindus…’

A fatwa em língua pashtu de 18 páginas refere-se a esses locais de culto como ‘Masjid-e-Zarar’, ou Mesquitas da Dissidência, em referência a uma masjid/mesquita (lugar de oração) estabelecida por um monge cristão chamado Abu ‘Amir al -Rahib, com o apoio do imperador bizantino Heráclio, com o propósito de subverter o Islã e se opor a Maomé. Quando Muhammad tomou conhecimento da trama, ele mandou queimar a mesquita, segundo o Alcorão.

Desde então, este incidente tem sido usado para legitimar a destruição de locais de culto cristãos, judeus, hindus e xiitas. Depois que a fatwa foi divulgada, os ataques às mesquitas xiitas em Cabul começaram quase imediatamente.

Enquanto a Igreja Afegã é e tem sido uma Igreja ‘subterrânea’, a Igreja Paquistanesa logo além da fronteira não é e nunca foi ‘subterrânea’. Conforme alertado no RLPB 632 (9 de fevereiro de 2022) , ‘as igrejas e comunidades cristãs de Peshawar podem estar mais em risco agora do que em qualquer outro momento da história do Paquistão.’

Por favor, ore

Deus Todo-Poderoso, envie suas hostes celestiais (forças angelicais) para vigiar e proteger todas as igrejas e comunidades cristãs em risco de ataque terrorista islâmico. Oramos especialmente pelas igrejas e comunidades cristãs em regiões onde o Estado Islâmico está buscando ganhos, em particular Nigéria, Iraque e Síria, Etiópia e Paquistão (especialmente Peshawar). Senhor, aproxime o seu povo e frustre todas as tramas malignas traçadas contra eles.

Mantenha-me como a menina dos seus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas, dos ímpios que me fazem violência, meus inimigos mortais que me cercam  (Salmo capítulo 17, versículos 8-9).

Deus Todo-Poderoso, intervenha para impedir a consolidação e expansão dos santuários do Estado Islâmico na Nigéria, Iraque e Síria, Somália e Afeganistão. Senhor dos Exércitos, lute com todos os que procuram derrotar os jihadistas islâmicos; pode a segurança ser restaurada.

Mas os meus olhos estão voltados para ti, ó Deus, meu Senhor; em ti me refugio; não me deixe indefeso! Guarda-me da armadilha que me armaram e das ciladas dos malfeitores! Que os ímpios caiam em suas próprias redes, enquanto eu passo em segurança.  ( Salmos capítulo 141 , versículos 8-10 ESV)

Folha Gospel com informações de The Christian Today



Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais