O público em geral acredita apenas na oração

O público em geral acredita que a oração privada não difere de nenhuma outra técnica de relaxamento pessoal. ‘Não relaxamos sentando-nos em uma posição confortável, em um ambiente tranquilo, com algo calmante para focalizar nossa atenção e adotando uma atitude passiva?’ eles perguntam.

No entanto, a grande maioria das pessoas concordaria que a oração privada envolve uma misteriosa sensação de presença. Essa experiência está de acordo com o que quer que seja a imagem da transcendência do indivíduo. Essas pessoas, que são espirituais, mas não religiosas, gostam de pensar em termos de uma conexão com uma força criativa vital. Eles a chamam de “mente global”, “poder sobrenatural”, “divindade” ou “fonte espiritual”. A tradição cristã ocidental promove e valoriza a jornada interior, incentivando a disciplina pessoal do oráculo, os momentos de tranquilidade e o que se denomina “comunhão com Deus”.

“Oração é mais do que apenas meditação. A fonte de força na meditação é o indivíduo. Quando uma pessoa ora, ela vai para uma fonte de força maior do que a sua.” (Madame de Stael, teórica política francesa)

De acordo com uma pesquisa da Tearfund, depois de orar, 38% das pessoas disseram que se sentiam “à vontade e contentes”. Este é um estado de espírito que os escritores religiosos frequentemente usam para justificar a oração.

 

Então, uma oração particular pode ajudar a reduzir a ansiedade? E, se for esse o caso, como? Eu sugeriria que isso depende de vários fatores.

1 oração privada em uma atmosfera amorosa

As pessoas às vezes pedem a ajuda de Deus, mas não pedem porque acreditam que só merecem ser julgadas. Eles têm a visão de um Deus punitivo e vingativo.

A maneira como as pessoas que sofrem vêem seus relacionamentos com uma face compassiva de Deus pode ser uma grande fonte de conforto e força para elas. Muitos deles são sustentados em seus momentos mais sombrios pela crença de que são amados pela fonte de tudo que é bom e que tudo vai dar certo.

 

2 Envolvendo os próprios sentimentos em uma oração privada Fazer uma oração alinhada com o que se acredita é uma coisa. Mas quais são os sentimentos mais profundos envolvidos? Acredito que a oração privada só é eficaz para reduzir a ansiedade, inspirando aceitação emocional e confiança na capacidade de uma providência amorosa.

3 Sendo genuíno na oração privada

O filósofo espiritual Emanuel Swedenborg escreveu em seu diário sobre uma ocasião, quando ele estava lendo a oração do Senhor. Ele alegou ter consciência psíquica. Em um estado místico de consciência, ele disse que ficou surpreso ao notar o espírito de um ladrão lendo com ele. ” Observei que ele o fazia com tanta devoção que não sabia dizer se ele era da verdadeira fé ou não … Ele então adorou ao Senhor como se fosse de coração, para que pudesse ser protegido.”

Swedenborg afirmou que essa devoção durou apenas enquanto a pessoa acreditou que estava em perigo. Não, Ele estava no mesmo ladro de antes quando o perigo passou.

Temos a capacidade de vencer porque estamos sendo honestos. Mas como pode um autoengano encantar uma divindade invisível que tudo vê? Uma oração privada sem autenticidade parecia uma completa perda de tempo.

 

4 Procurando coisas espirituais em uma oração específica

Em um estado natural de ansiedade, posso estar pensando sobre o que quero: o que temo: o que vai me beneficiar. Mas, quando um estado mundano e egocêntrico governa nossas vidas, não nos abrimos para percepções e intuições mais elevadas?

Para os cristãos, uma oração particular é para receber a ‘mente de Cristo’. Isso o tira de si mesmo e eleva seu espírito a um nível superior.

5 Em busca do desejo divino na oração privada

‘Mas se existisse um Deus de amor, ele já estaria fazendo todo o possível para tornar as coisas melhores e, por isso, não precisaríamos de nossas orações como lembrete?’ dizem os cínicos. É verdade que, quando temos medo, podemos ficar desesperados por ajuda. Por um tempo, pode parecer que Deus está nos ignorando ou se esqueceu de nós. Sentimo-nos compelidos a dizer-lhe o que fazer. No entanto, assim que começamos a orar, percebemos nosso engano.

“O propósito da oração não é influenciar Deus, mas mudar a natureza daquele que ora.” (filósofo, Soren Kierkegaard, existencial dinamarquês filósofo)

 

6 Humilde se submete a um determinado pedido

Podemos ficar ansiosos por causa de nossos erros, mas a palavra ‘pecado’ na linguagem cristã nos dissuade de orar. E é possível que a castidade exigida pela oração privada seja igual a uma auto-humilhação carregada de culpa.

Pelo contrário, acredito que tal comportamento seja desnecessário. Em vez de nos ver como geralmente maus, podemos simplesmente ver uma coisa específica que fizemos como tal. Não sou indignado, mas é algo de que não gosto.

Ter uma atitude humilde não nos impede de manter uma atitude positiva. Como podemos não ver a fonte de todas as coisas boas se acreditamos que ela está presente em cada um de nós?

 

7 Adotando uma atitude cooperativa

De acordo com as descobertas, as pessoas religiosas parecem estar esperando por um milagre de uma entidade sobrenatural. Sim, acredito que é um erro ver a oração como uma solução rápida para os medos pessoais.

Posso começar um oráculo presumindo que tudo o que precisa ser feito para aliviar minha ansiedade está inteiramente nas mãos de Deus. Mas, ao final da oração, percebo que também devo fazer uma mudança. Em outras palavras, não estou orando por um grande pedaço de terra; em vez disso, estou orando pelo apoio e força de que preciso para enfrentar meus medos.

 

8 Atribuir cura à 

Oração divina nos encoraja a conceder serenidade e paz àqueles por quem oramos. Ao contrário, temos poucas opções para não assumir o crédito para nós mesmos. Ou, em vez disso, atribui uma mudança de humor ao evento.

Uma atitude religiosa implica atribuir tudo o que é bom a uma fonte transcendente de tudo o que é bom. Mas há outro espírito nos recônditos de nossas mentes.

Conclusão

Só quero ser uma pessoa mais tranquila e menos ansiosa diante das incertezas da vida. Também estou me sentindo menos ansioso como resultado do aumento de minhas ações. Aprendi que posso colocar minha confiança no universo e em seu criador e ter uma sensação de segurança, esperança e conforto.

 

“Deus nos dá serenidade para aceitar as coisas que não podemos mudar, coragem para mudar as coisas que podemos e sabedoria para saber a diferença.”

Stephen Russell-Lacy se especializou em psicoterapia cognitivo-comportamental como psicólogo clínico, trabalhando com adultos que sofrem de ansiedade e discórdia por muitos anos.

Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais