O que a Bíblia diz sobre ficar com raiva?

O que a Bíblia diz sobre ficar com raiva? Os seres humanos foram formados com um amplo espectro de emoções. Nossas emoções nos ajudam a processar, lamentar, celebrar, reconhecer o perigo e nos conectar com outras pessoas. As emoções são benéficas e fazem parte daquilo que nos distingue. As pessoas frequentemente questionam ou sentem que a raiva é uma emoção negativa que deve ser suprimida ou reprimida. Muitas pessoas, por outro lado, estão com raiva por uma série de boas razões.

 

“Não peque em sua raiva.” Não deixe o sol se pôr enquanto você estiver furioso e não dê ao diabo uma posição segura “(Efésios 4: 26-27).

 

Existem muitos versículos na Bíblia a respeito da raiva e até mesmo histórias sobre pessoas que ficam furiosas. A Bíblia não afirma que a raiva é imoral por si só; antes, o que fazemos com ele pode nos levar ao pecado ou à justiça. Devemos ter cuidado para não permitir que o adversário estabeleça um ponto de apoio em nossa vida ficando com raiva ou reagindo com ira.

 

O que a Bíblia tem a dizer sobre a raiva?

 

Existem dois tipos de raiva, de acordo com as Escrituras: raiva justa e fúria humana. A raiva direcionada à maldade e coisas que se opõem a Deus é chamada de raiva justa. Existem versículos na Bíblia em que Deus é descrito como furioso.

 

“Como resultado, o Senhor ficou furioso com Israel e os expulsou de sua presença” (2 Reis 17:18).

 

Israel se rebelou contra Deus, participou da idolatria e escolheu seus desejos malignos acima dos Seus caminhos, por isso Deus ficou furioso com eles. O pecado, a maldade, a injustiça e outras coisas devem nos enfurecer. Tráfico humano, violência conjugal, abuso infantil e assassinato são apenas alguns dos horrores do mundo que deveriam nos deixar tristes e indignados, assim como Deus está legitimamente chateado com tais atos hediondos.

 

A raiva justa é uma emoção respeitável que segue os ensinamentos da Bíblia. No entanto, a maioria de nós experimenta a raiva humana contra nossa família, amigos, estranhos e outros cristãos diariamente, em vez de fúria justa pela maldade. Esse tipo de raiva costuma ser desprovido de compaixão, humildade e amor. A raiva humana leva ao mal (ver Salmo 37: 8).

 

“Lembrem-se disso, meus queridos irmãos e irmãs: todos devem ser rápidos para ouvir, tardios para falar e tardios para se irar, pois a ira humana não cria a justiça que Deus pretende” (Tiago 1: 19-20).

 

Quando as pessoas que lutam contra a raiva ficam frustradas, feridas ou insultadas de qualquer maneira, é muito fácil para elas reagir com fúria. A Bíblia, por outro lado, nos incentiva a não ficarmos com raiva por padrão. Devemos hesitar em ficar furiosos porque isso não desenvolverá a justiça que Deus deseja em nosso coração e vida.

 

Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais