O que é a Trindade, exatamente?

O que é a Trindade, exatamente? Apesar de o termo “trindade” não ocorrer na Bíblia, ele é usado para definir quem é Deus: um Deus que existe em três indivíduos diferentes: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

O termo Trindade assume a conotação de “três em um” ou “um que subsiste em três” neste contexto, como podemos ver na Bíblia.

A tricotomia do homem é uma ilustração básica dessa noção. Ou seja, embora o homem seja uma única pessoa, ele é feito de corpo, alma e espírito.

 

“Portanto, vão e façam discípulos de todos os países, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, diz Mateus 28:19 (Mateus 28:19).

 

Só existe um Deus.

 

Como resultado, embora sendo três, Deus é um. Em outras palavras, há apenas um Deus que se manifesta por meio de Jesus Cristo e do Espírito Santo, ao invés de vários deuses.

 

“Assim diz o Senhor, Rei de Israel e Redentor de Israel, o Senhor dos exércitos: Eu sou o princípio e o último, e não há Deus além de mim.” (6:44)

 

Como resultado, a Bíblia não menciona três deuses, mas apenas um, definindo o Cristianismo como uma fé monoteísta baseada em sua crença em um único Deus.

 

Três coisas em uma

 

Mesmo se houver três fósforos acesos, você pode combiná-los para criar uma única chama. Esta é uma excelente imagem para melhor compreender a Trindade.

 

Apesar de ser um Deus, ele possui três “identidades”, semelhantes a como um ovo tem três partes: clara, gema e casca. Esses três componentes formam o mesmo ovo.

 

“Quem me vê, vê o Pai”, afirmou Jesus (João 14: 9). “Ninguém entende os pensamentos de Deus, exceto o Espírito de Deus”, de acordo com a Bíblia (1 Coríntios 2:11).

 

Como resultado, compreendemos que Deus é uma só pessoa, mas que se revela por meio de três pessoas, estabelecendo a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

 

 

Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais