Por que Jesus dormiu durante a tempestade?

Por que Jesus dormiu durante a tempestade? O relato da tempestade no mar aparece no Evangelho de Marcos imediatamente após Jesus ter dado uma série de sermões. Ele teve que falar de um barco ancorado um pouco longe da praia, já que ele estava pregando para uma multidão tão grande.

 

A história de Jesus acalmando a tempestade é contada em Marcos 4: 35-41, no entanto, o Senhor estava dormindo enquanto a confusão irrompia ao seu redor:

 

“Uma grande tempestade de vento estourou e as ondas batiam contra o barco, que se enchia rapidamente de água. E acordaram Jesus, que estava deitado na tranquilamente na popa; perguntaram-lhe:” Mestre, importa-se se pereceremos? “E quando ele acordou, ele castigou o vento e disse ao mar para se acalmar e ficar quieto! Houve um silêncio maravilhoso quando o vento cessou”; (Marcos 4,37-39).

 

O que Jesus estava fazendo no barco se não estava dormindo?

 

Existem algumas teorias a serem consideradas. Marcos, como a maioria dos outros escritores bíblicos, não nos fornece muitas informações – apenas o essencial da escrita do autor – então podemos presumir que ele é um personagem-chave no conto. Existem três alternativas:

 

  1. Um relacionamento com Jonas

 

Marcos pode ter nos informado que Jesus estava dormindo para relacionar o evento ao relato de Jonas. Marcos 4 tem características e palavras que são comparáveis ​​ao relato de Jonas (em sua versão grega), indicando que Marcos estava tentando inspirar essa história. O conceito de que a figura principal está dormindo no fundo do barco durante a tempestade é um desses componentes, embora a terminologia usada para descrever Jonas seja mais vívida e talvez dura.

 

  1. Uma prova da autenticidade de Jesus como ser humano

 

Jesus é completamente humano: ele trabalhou duro, deu muitos sermões públicos e interagiu com uma ampla gama de pessoas, todas as quais queriam algo dele. Dados os desafios que os ministros regulares enfrentam diariamente, Jesus, como um ser completamente humano, teve que estar exausto durante todo o seu ministério terreno.

 

  1. Uma indicação da divindade de Jesus

 

Apesar de Jesus ser humano, ele tem certeza de sua identidade divina. No meio do pandemônio, Jesus dormiu profundamente como só o segundo membro da Trindade poderia, seguro de que ele é um com o Criador e que sua hora ainda não havia chegado. Jesus teve uma revelação celestial enquanto dormia: ele sabia que não morreria naquela noite.

 

Na verdade, todas as três explicações são concebíveis ao mesmo tempo, uma vez que a linguagem humana, nas mãos de um autor habilidoso, é capaz de transmitir vários conceitos complicados ao mesmo tempo.

 

Por que você escolheu essas três opções?

 

Certamente, Jesus dormindo tem o objetivo de nos fazer pensar na narrativa de Jonas (a primeira escolha), na qual uma misteriosa tempestade irrompe e é silenciosa por Deus, aterrorizando a todos que a vêem. Lembre-se de como os marinheiros lançaram a sorte para determinar “por que esse infortúnio chegou até nós?” Jonas foi abençoado com boa sorte. Eles relutantemente jogaram o profeta ao mar, o que imediatamente pôs fim à sua raiva. O foco está em quem pode conter a tempestade. O Senhor, o Criador do céu e da terra, acalmou a tempestade, e os marinheiros perceberam que tinham acabado de ver a mão de Deus e todo o seu domínio sobre as forças da criação. “Esses homens temiam muito ao Senhor”, diz Jonas 1:16. O pavor que os marinheiros sentiram ao ver a força de Deus é enfatizado na tradução grega deste capítulo. É ainda mais assustador do que a ameaça de uma tempestade (1.5). Saber que o Deus universal que acalma a tempestade também está preocupado com a desobediência de um homem é aterrorizante.

 

Jesus também está cochilando em Marcos. Com medo de perder a vida, os discípulos o despertaram (como em Jonas, o adormecido é despertado com uma indagação retórica), e o vento e o mar se acalmam. Marcos parecia estar direcionando nossa atenção para o agente que conseguiu amenizar a situação. O Senhor era o agente em Jonas, enquanto Jesus era o agente em Marcos 4. Em Marcos 4, Jesus é a tempestade, assim como Deus era o vento e as ondas em Jonas 1.

 

E, como que para destacar este ponto ainda mais, os discípulos que observaram tudo isso são caracterizados quase na mesma língua da tradução grega de Jonas. Eles foram “possuídos por um terror terrível” (Marcos 4.41). A tempestade havia sido assustadora, mas agora o profeta a bordo do barco, que tem a capacidade de falar a verdade aos elementos, tornou-se uma nova fonte de terror. O medo da autoridade de Deus é palpável em quem o vê pessoalmente.

 

A segunda abordagem, porém, também é viável. O fato de Jesus ter dormido no barco é uma lembrança de sua humanidade. É um conceito intrigante que o Deus-homem, o Senhor do universo, teria se deitado de vez em quando e ponderar algumas coisas estranhas antes de adormecer. Ele pode ficar cansado como um humano, até o ponto de exaustão. Então ele embarca no barco e se deita como um viajante de negócios em uma jornada noturna, tentando dormir o máximo possível. A humanidade de Jesus é facilmente identificável para os leitores de Marcos.

 

A terceira alternativa é igualmente atraente. A divindade de Jesus é demonstrada simplesmente pelo fato de que ele não acordou. O que você quer dizer com isso? Jesus não se preocupava com o vento, as ondas ou o que elas fizessem com ele. Diante de uma criação perigosa, o Criador não precisa ficar agitado. Quando Jonas se escondeu no porão, ele o fez com uma sensação de desgraça e pavor iminentes. Quando Jesus dormiu na popa do barco, ele o fez com segurança. Os padrões do tempo não o fizeram perder o sono.

 

Jesus é um fazedor de milagres, além de professor. Marcos empurra as apostas ainda mais alto depois que o leitor apreende essa noção.

 

Jesus é mais do que um mestre e um realizador de milagres. Ele tem a autoridade do Criador.

Por que Jesus dormiu durante a tempestade? Comente este artigo!

Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais