Quem são as pessoas espiritualmente pobres?

Quem são as pessoas espiritualmente pobres? Como a palavra bem-aventurado em grego significa “bem-aventurado” ou “feliz”, é fundamental entender que as bem-aventuranças criam um forte contraste entre a felicidade definida por Deus e a felicidade definida pelo mundo. Outra coisa a ter em mente ao estudar as bem-aventuranças é que elas nos mostram os contrastes entre um cristão e um descrente. Ou seja, eles são uma descrição do caráter cristão que é inextricavelmente oposta ao caráter do mundo.

Os pobres de espírito são abençoados, pois deles é o reino dos céus. (Mateus 5.3) Esta é a primeira das oito bem-aventuranças pregadas por nosso Senhor no conhecido Sermão da Montanha aos seus seguidores.

 

 

Para compreender esta primeira bem-aventurança, devemos primeiro dissipar certas ilusões sobre o que significa ser espiritualmente pobre. E, para isso, é preciso perguntar: quem não é pobre espiritualmente?

 

Pobre não é aquele que tem baixa autoestima ou que é tímido e introvertido. Também não se refere a indivíduos oprimidos, rejeitados ou abusados. Porque todas essas coisas acontecem com os incrédulos também, e o Senhor nunca elogiaria o mundo por seu sofrimento.

 

O termo grego para pobre é ptojos, que significa mendigo, pobre querido e desamparado. Este termo significa pobreza total e generalizada. Com isso em mente, e a diferenciação de nosso Senhor quando ele diz “pobre de espírito”, é evidente que não estamos falando de pobreza material ou terrena aqui, mas de pobreza espiritual.

 

Então, quem é espiritualmente pobre? Quem são essas pessoas?

 

Na presença de Deus, ele é uma pessoa que reconhece sua dor espiritual. Quando estamos sem Deus, um pobre espírito reconhece que está espiritualmente danificado. Ele está privado de todas as virtudes e reconhece sua completa pobreza aos olhos do Senhor. “Isso mostra a tremenda humildade de admitir a última falência espiritual de alguém quando estamos alienados de Deus”, diz o pastor John MacArthur sobre essa linha. Os destituídos espiritualmente exibem verdadeira humildade e são desprovidos de qualquer orgulho.

 

Agora percebemos que os destituídos espiritualmente não confiam em si mesmos e desejam desesperadamente graça e misericórdia. Isso está em oposição ao espírito do mundo, que nos ensina a confiar em nós mesmos. Os pobres de coração também não se orgulham de seu crescimento ou realizações e consideram os outros superiores porque reconhecem sua própria humildade. Estes são os afortunados. Eles são muito afortunados.

 

Os pobres de espírito são abençoados, pois deles é o reino dos céus (Mt 5: 3).

 

Muitos do povo de Deus demonstram ter esse tipo de humildade em toda a Bíblia. Moisés, por exemplo, não teria ousado continuar no caminho para a terra prometida sem que Deus estivesse com ele (Êxodo 33:15). Mesmo Pedro, que, assustado com sua pecaminosidade, se prostrou humilhado diante do Senhor, reconheceu sua imundície com pavor ao ter a visão de Deus em Seu trono (Is 6). (Lc 5: 8). Eles estavam todos espiritualmente desanimados; todos eram pessoas modestas que dependiam do favor divino. Eles tiveram uma atitude ruim.

 

Porém, porque deles é o reino dos céus, a bem-aventurança termina com uma promessa (Mt 5, 3). Isso indica que apenas aqueles que reconhecem seu estado pecaminoso e reconhecem sua destruição espiritual são humilhados diante de Deus e convidados para o Seu reino.

 

Minha esperança é que Deus abra nossos olhos e nos mostre o desastre espiritual que enfrentaremos se não O buscarmos. Que nossa fé nos torne mais modestos, simples e dependentes Dele como resultado de nossa convicção. Se você não é cristão, oro para que veja sua pobreza espiritual e se volte para Deus em arrependimento e fé, pedindo a Ele que perdoe seus pecados e lhe dê a vida eterna como uma pessoa indefesa.

 

Os pobres de espírito são abençoados, pois deles é o reino dos céus (Mt 5: 3).

Quem são as pessoas espiritualmente pobres? Comente este artigo!

Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais