Salvação e Livre Arbítrio

Salvação e Livre Arbítrio. Quando se trata do livre arbítrio humano e da redenção, os calvinistas argumentam que toda a realidade está entrelaçada em uma cadeia causal que leva de volta a Deus como a causa primeira de todas as coisas; no entanto, os humanos são “livres”, embora suas decisões sejam predeterminadas, visto que são feitas “voluntariamente”. O homem é definido pelos calvinistas como um agente de segunda causa, incapaz de escolher um curso diferente daquele que Deus deseja que ele escolha. Como o homem não tem consciência de que está sendo controlado, ele se sente um agente de livre arbítrio que toma decisões. A ideia calvinista tradicional de “livre arbítrio” é esta. Isso leva à crença de que o determinismo final de Deus é consistente com o exercício do livre arbítrio pelo homem; esta visão é conhecida como compatibilismo ou determinismo suave.

 

Os arminianos concordam que a maior parte da realidade está conectada por uma cadeia causal, mas eles acreditam que Deus não tem controle sobre as decisões de livre arbítrio dos homens ou dos anjos. A noção central do arminianismo, de que homens e anjos são os primeiros agentes de escolha, é freqüentemente referida como liberdade libertária. O arminiano pensa que ter “livre arbítrio” faz de você um agente de causa primeira para a tomada de decisões. O compatibilista afirma que, por ter “livre arbítrio”, você é um agente de causa secundária que foi enganado a pensar em si mesmo como um agente de causa primária. Essas duas definições de livre arbítrio se contradizem.

 

Considere um cara que espanca sua esposa, abusa sexualmente de suas filhas e filhos, rouba e abusa de seus pais e depois morre sem confessar seus pecados, expressando arrependimento por sua crueldade, arrependendo-se ou buscando o perdão de Deus. O compatibilista afirma que cada uma dessas ocorrências é a vontade de Deus, visto que a soberania de Deus necessita do determinismo total de todas as coisas; Deus, desde toda a eternidade, decretou livre e imutavelmente tudo o que vier a acontecer pelo mais sábio e santo conselho de Sua própria vontade. O indivíduo pode acreditar que está se comportando livremente, mas na verdade está realizando um show de marionetes assustador, com Deus manipulando as cordas nos bastidores de Sua transcendência. O cara, por outro lado, tem total responsabilidade por suas ofensas de segunda causa, que ele cometeu deliberadamente.

 

De acordo com o arminiano, nenhum desses pecados foi a vontade de Deus, e Deus está terrivelmente entristecido por cada um deles. Cada pecado é o resultado da decisão de livre arbítrio de um agente de causa primeira que se opõe à vontade de Deus. Deus permite as consequências da rebelião dentro de limites e por um período limitado, mas está terrivelmente perturbado pela terrível sociedade em que vivemos. O Arminiano afirma que o compatibilíssimo calvinista é incompatível com as características de santidade, justiça, bondade e verdade de Deus, bem como com o ensino inequívoco das Escrituras:

 

Se Deus recompensa os não salvos com os pecados da segunda causa, Ele também credita os salvos com as boas ações da segunda causa, contradizendo as Escrituras (Ef 2: 8-10).

 

Um Deus justo não responsabilizaria uma pessoa por um pecado que foi forçada a cometer.

Um bom Deus salvaria toda a humanidade se a salvação fosse meramente uma questão de Deus exercer Seu livre arbítrio.

 

A noção de que um agente de causa secundária pode exercer o livre arbítrio é ilógica. Somente um agente de primeira causa pode exercer o livre arbítrio. Como resultado, a tese (o determinismo de Deus é o livre arbítrio do homem) contradiz a regra lógica das contradições (b não é b). Um paradoxo é uma frase como esta.

O calvinista clássico argumenta que não devemos esperar que a santidade, justiça ou bondade de Deus sempre façam sentido para nossas mentes finitas. Além disso, o livre arbítrio real pode ser exercido por atores de segunda causa; este princípio básico do calvinismo histórico pode ser um jargão lógico para o homem, mas não para Deus, que usa uma forma diferente de lógica para raciocinar em um nível superior.

Salvação e Livre Arbítrio. Comente este artigo!

Loading...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais